Abril de 2008 – Barcelona, Espanha – Parte 3/3

 
Na Região do Monte Montjuïc, um dos pontos mais altos da cidade (213 metros acima do nível do mar), você encontra a maior área de recreação de Barcelona. Muito verde (parques e jardins que não acabam mais), museus, galerias de arte, estádio de futebol, mirantes e clubes norturnos. Nos primórdios dessa localidade havia um vilarejo celta que mais tarde foi tomada pelos romanos. Como estes ergueram um templo em homenagem à Júpiter, Mons Jovis, o nome Montjuïc provavelmente acabou ficando. A maior parte dos jogos olímpicos de Barcelona em 1992 aconteceram aqui.
 
Montjuic 12aMontjuic 18Montjuic 13
Montjuic 30Montjuic 25Montjuic 35Montjuic 27
 

Em Montjüic se encontra o templo sagrado do futebol espanhol: o Estádio Olímpico do Barça. Pelo Barcelona FC passaram Cruyff, Maradona, Stoichkov, Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho. Graças a uma administração profissional em décadas e grande visão de marca, o Barcelona é um negócio multimilionário com fãs (clientes?) espalhados por todo o mundo, até no Japão! Pensando bem, porque o idiota aqui não comprou umas camisas do Barça a preço de banana para revender no Brasil?
 
Estadi Olimpic 8Estadi Olimpic 2
Estadi Olimpic 5Estadi Olimpic 1b
 

Uma visita obrigatória nesta região é o Castell de Montjuïc, situado no topo do monte de mesmo nome, à 170 metros de altura acima do nível do mar. Programa tipo dois-em-um, além de curtir a subida no teleférico (não aconselhável para que sofre de claustrofobia e/ou tem medo de altura), você visita uma fortaleza histórica com vista privilegiada em 360 graus da cidade de Barcelona. As primeiras construções com finalidade de fortificação aqui são de 1640. O ponto de construção foi muito bem escolhido, já que você consegue vigiar muito bem o oceano em frente à cidade, com muitos quilômetros de visibilidade, mesmo a olho nu.
 
Castell de Montjuic 13Castell de Montjuic 19Castell de Montjuic 20
Montjuic Teleferic 1bCastell de Montjuic 53Castell de Montjuic 62
 
De toda minha aventura em Barcelona, me arrependo muito de não ter tido tempo de visitar o MNAC – Museu Nacional d’Art de Catalunya. Só o Palau Nacional de Montjuïc, edíficio construído em 1929 que o hospeda é um desbunde, tanto em grandiosidade como em formosura. Do alto de suas escadarias muitas cenas de filmes já foram filmadas (embora agora só me venha à cabeça "Cheetah Girls", uma porcaria da Disney) e um cenário magnífico de Barcelona (e da famosa fonte multicolorida, Font Màgica) pode ser fotografado daqui do alto. Dizem que os afrescos romanos e as obras do mestre Joan Miró e El Greco são de babar. Aos "pés"do MNAC, depois de descer um milhão de escadas, você pode visitar a Plaza d’Espanya, construída em 1929 e uma das mais importantes da cidade.
 
Museu Nacional d'Art de Catalunya 1Museu Nacional d'Art de Catalunya 12Museu Nacional d'Art de Catalunya 17
Plaza d'Espanya - Torres D'accesPlaza d'Espanya 1aPlaza d'Espanya 7

 

Outra atração turística not to be missed é o Poble Espanyol, construído em 1929 e inteiramente cercado por uma muralha feudal. Trata-se de uma mistura de uma feirinha hippie super afrescalhada com um museu à céu aberto. Esse imensa vila medieval "de mentira" de 42,000 metros quadrados contém réplicas de edifícios, praças e ruas provenientes de muitas regiões da Espanha. Além das indefectíveis gift shops para turistas desavisados, existe uma permanente exposição de artesanato popular.
 
aaaPoble Espanyol 17Poble Espanyol 19
Poble Espanyol 20Poble Espanyol 22Poble Espanyol 58
 
Veja aqui todas as fotos (mais de 700) em alta resolução desta preciosidade Européia.
 
Para visualizá-las (slide show) é necessário um cadastro no yahoo.com ou yahoo.com.br, ou direto no flickr.com
Não esqueça de incluir a legenda (options, abaixo à direita – marque always show titles) durante a exibição dos slides. Todas as fotos podem ser baixadas/downloaded em altíssima resolução.
 
É isso.
Advertisements
This entry was posted in Europa. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s