San Antonio, TX – Dezembro de 2007

 
Boa parte das pessoas pensam que a cidade de San Antonio, Texas (http://www.visitsanantonio.com) é sinônimo de Sea World. Sem dúvida, o Parque é tão bacana que merecerá uma entrada só dele no futuro blog que construirei sobre nossa aventura americana (não percam os próximos capítulos!). Mas a cidade tem o seu próprio charme e vale a pena uma visita de pelo menos dois dias, para explorar-la por completo.
 
City Streets 1City Streets 15City Streets 9
 
Aproveitamos a visita de minha tia, que decidiu passar conosco 1 mês aqui nos Estados Unidos, para fazer uma visita. De carro desde Houston até San Antonio são mais ou menos 2 horas de viagem. A estrada é perfeita, mas não há muito o que ver: o Estado do Texas é uma grande planície com vegetação de cerrado. Enfim, uma decepção em termos de paisagens.
 
O hotel que indico para San Antonio é o Mariott Courtyard San Antonio Medical Center (http://www.marriott.com/hotels/travel/satmc-courtyard-san-antonio-medical-center/). Ficamos lá na primeira vez que visitamos Sea World, em 2006. Hotel bom, relativamente barato, perto das maiores atrações e bastante confortável.
 
Hotel 5Hotel 6
 
San Antonio é uma cidade norte-americana tipicamente turística (são mais de 20 milhões de visitantes, todo ano), com excelentes atrações, boa comida, vibrante vida noturna e toneladas de lojas. Com uma população de quase 2 milhões de habitantes é limpa e organizada, como quase todas as cidades texanas. O nome da cidade vem do batismo de missionários espanhóis, em homenagem a Santo Antônio, no ano de fundação da cidade, 1691. Se vocês não dormiram durante as aulas de Estudos Sociais da 7a série, sabem que o Texas nem sempre foi dos Estados Unidos. Aliás, boa parte do território americano foi "conquistado" dos mexicanos ou espanhóis.
 
City Streets 6City Streets 3Downtown
The Torch of Friendship 1Tower of the AmericasShopping 1
 
O sistema de transporte é abrangente e eficiente. A cidade disponibiliza ônibus e bondes públicos, e San Antonio conta ainda com uma frota de charretes particulares, que cobram em torno de US 15 por cabeça para um tour de 45 minutos pela cidade.
 
Transportation System 1cTransportation System 1fTransportation System 3Transportation System 4
 
O primeiro lugar que visitamos é também o local mais famoso: o Álamo. A história da batalha do Álamo, de 1836, é fantástica e inspiradora, mostrando um pouco do que os norte-americanos são feitos. Fantástica porque é, de fato, foi uma vitória feita de uma derrota. A História geralmente é escrita pelos vencedores e, consequentemente, pouco generosa com os derrotados. Inspiradora porque 189 patriotas, lutando por suas famílias e seu lar, resistiram a um cerco militar de 13 dias de uma tropa mexicana de mais de 4,000 homens. O general Sant’anna deu-lhes a escolha de abandonar o forte e ir embora sem derramamento de sangue. Eles prefiriram ficar e lutar até a morte, que de fato veio para todos (embora exista alguma controvérsia sobre sobreviventes, que vieram a ser executados mais tarde). O resto é história: os heróis do Álamo deram tempo suficiente para que o General Sam Houston (o sobrenome é familiar?) organizasse suas tropas e, sob o grito "Remember the Alamo", as forças americanas concluíram a revolução texana, com a grande vitória na batalha de São Jacinto, alguns meses depois do Álamo. O grande líder da resistência no Álamo foi o legendário David Crocket. De certa forma lembra um pouco a batalha de Thermopylae entre espartanos e persas. O simbolismo do Álamo é tão grande para os americanos que existem 5 importantes bases militares americanas estabelecidas na cidade. Abaixo há a famosa pintura de Robert Jenkins, "The Fall of the Alamo".
 
Alamo 11Alamo 50Alamo 57
Davy CrockettThe fall of the alamoCapitol Interior - David Crockett
 
A visita ao sítio histórico (http://www.thealamo.org/) foi muito bacana. Não se pode fotografar ou falar alto no interior do complexo, e todo mundo respeita a regra. Afinal de contas é um túmulo gigante a céu aberto, como Pearl Harbor e o ground zero WTC. Por essas e outras reações que tenho testemunhado aqui nos EUA, às vezes chego a pensar que patrotismo é uma experiência quase religiosa para a maioria dos norte-americanos. O pequeno quarto onde ficaram as mulheres e crianças do complexo durante toda a duração do cerco e de causar arrepios: você se pega refletindo sobre a expectativa e a tensão sofrida por elas.
 
Depois de visitar o Álamo, passeamos pelo famoso Riverwalk (ou "paseo del rio"), às margens do Rio San Antônio (cuja a água é tratada artificialmente para ter uma cor linda e não ter cheiro). Ao longo do passeio à pé de várias milhas no coração da cidade, você disfruta uma paisagem de cair o queixo, além de restaurantes, bares e lojas em quantidade. Durante a caminhada, você pode ver "gente" e usufruir de alguns shows ao-vivo, cortesia de hotéis e bares locais. Em resumo: um passeio imperdível tanto de dia, quanto à noite, quando o rio proporciona um grande programa para casados e solteiros.
 
River Walk 19River Walk 13River Walk 15River Walk 25River Walk 30River Walk 49Riverwalk 5River Walk 28

 
62% da população é de origem hispânica e, com isso, a quantidade de restaurante mexicanos em San Antonio é assombrosa. Para não fugir à regra, decidimos curtir um legítimo exemplar dessa safra: o Republican of Texas (http://www.therepublicoftexasrestaurant.com/), às margens do rio. O visual do rio é relaxante, a atmosfera é ótima e, de acordo com a minha esposa e tia que bebem, a Margarita é de primeira. Eu confesso que ando meio enjoado de comida mexicana, por morar em Houston, mas minha família adora e pede mais! O restaurante também fornece uma opção de jantar (às 18:00 – aqui na América se janta muito cedo) dentro de um barco, enquanto ele navega pelo Rio. Deve ser bem legal, embora imagino que deva custar muito caro.
 
The Republic of Texas restaurant 1The Republic of Texas restaurant 10
The Republic of Texas restaurant 5The Republic of Texas restaurant 6
 
Outra delícia que frequentamos durante o fim-de-semana foi o Schilo’s Delicatessen, grande local para curtir um café da tarde. O atendimento não é muito bom – lento e atrapalhado – mais o café, os lanches e os doces são de primeira, todos a um preço justo.
 
Schilo's Delicatessen 2Schilo's Delicatessen 3Schilo's Delicatessen 5Schilo's Delicatessen 6
 
Fotos em alta resolução da nossa viagem:

http://www.flickr.com/photos/moncores/sets/72157604731546919

Para visualizá-las é necessário um cadastro no yahoo.com ou yahoo.com.br

 
É isso.
 
Advertisements
This entry was posted in Estados Unidos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s