Setembro de 2007 – Santiago, Chile

 

Santiago é uma cidade que fica a 500m acima do nível do mar e no sopé da cordilheira dos Andes. É limpa e bonita, lembrando um pouco Madrid em termos de organização urbana e sofisticada arquitetura. Eu dei sorte de chegar em uma semana de feriado com dias muito lindos de céu azul, por isso as fotos ficaram ótimas. Por suas condições geográficas, Santiago tem um problema sério com inversão térmica e uma grave poluição atmosférica, a segunda pior da América Latina, depois da Cidade do México.


SantiagoCalles de Santiago 1Calles de Santiago 20Calles de Santiago 11Calles de Santiago 23Calles de Santiago 24Calles de Santiago 26Calles de Santiago 3Calles de Santiago 27

 

Não tive tempo de fazer turismo de verdade, mas percebi uma quantidade grande de brasileiros nessa época do ano. A maioria dos turistas vem ao Chile por duas razões: a Patagônia (http://www.patagonia-connection.com/) especialmente o famoso passeio de barco aos “glaciares” e a possibilidade de encontrar um “pueblo” para praticar esqui a um preço justo. O país em determinadas épocas do ano tem todas as quatro estações dentro de seu território, graças ao seu formato de lingüiça vertical. Por isso outras formas de turismo e uma exploração profissional garantem ao Chile uma excelente receita dentro dessa indústria.

 

Glaciares 1Glaciares 2Glaciares 3

 

A comida chilena não é nenhuma Brastemp: o prato mais conhecido é… a empanada (!?), mesmo assim de dois sabores – carne e queijo. Quando perguntei a uma nativa que trabalhava para o meu dealer local qual era o melhor restaurante de Santiago, ela me disse que era um… de comida Peruana! A carne aqui tem um tempero estranhamente adocicado. Não sei explicar, não é falta de sal e pimenta, é só “doce”…

 

Comida Tipica - EmpanadasSantiago - Food 2
Santiago - Food 1Santiago - Food
 

 

O custo de vida em Santiago é bem alto. Por exemplo, uma escola privada custa em média US $ 600 por mês, por criança. A moeda é o peso chileno é o cambio para o dólar está mais ou menos 1:550. Não encontrei vantagem em comprar nada por lá. Independente disso o país vai muito bem, obrigado: a economia é a mais estável da América Latina e cresce sistematicamente há duas décadas.

 

A Avenida Suécia é um dos centros da vida noturna de Santiago, com vários barzinhos temáticos.

 

Santiago - Avenida Suecia 2Santiago - Avenida Suecia 4Santiago - Avenida Suecia 5Santiago - Avenida Suecia 6Santiago - Avenida Suecia 7Santiago - Avenida Suiecia

 

O rio Mapocho, formado a partir das águas geladas da cordilheira, é um dos visuais mais bonitos da cidade (nenhum bate a paisagem proporcionada pelas cordilheiras dos Andes, ao fundo dos prédios). Pena que seja totalmente contaminado com esgoto não tratado e rejeitos da indústria de mineração, a principal atividade econômica da nação. Mas, graças a Deus, não é fedido como um Tiete, da vida.

 

HD Rio MapochoRio Mapocho 1Rio Mapocho 2Rio Mapocho 4Santiago 2

 

Para os amantes da arte moderna, o Parque de Las Esculturas (http://www.proviarte.cl/museos/parque_de_las_esculturas/) é um prato cheio.

 

Parque de Las Esculturas 11Parque de Las Esculturas 14Parque de Las Esculturas 16Parque de Las Esculturas 5Parque de Las Esculturas 8Parque de Las Esculturas 9Parque Santa Maria 1

 

O Chileno é bastante amistoso e a população é formada basicamente por um exercito de 5 milhões de “morenos-claros” com cabelos pretos, lisos e curtos. Os americanos tem uma palavra única para identificar pessoas que não são nem bonitas, nem feias: “plain”. Santiago é uma cidade de “plains”. Não há negros(as), orientais e praticamente não existem loiros(as). Tampouco possuem aqueles traços indígenas típicos de seus vizinhos Bolívia e Peru.

 

Fotos em alta resolução de minha viagem:

http://www.flickr.com/gp/14007031@N04/7K79A5

Para visualizá-las é necessário um cadastro no yahoo.com ou yahoo.com.br

 

É isso.

Advertisements
This entry was posted in América Latina. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s