Agosto de 2007 – Ilha de Oahu, Hawaii (parte 2/2)


Outro destaque da culinária local foi o restaurante Duke’s Canoe Club (http://www.dukeswaikiki.com/) à beira da praia de Waikiki. Comemos muito bem, embora o restaurante seja um pouco pricey… A atração principal é a famosa hula pie, uma torta de coco e chocolate que parecia ser feita de maria mole. Deliciosa. O fundador, Duke Paoa Kahanamoku, nasceu em 1890 e é considerado o pai do surf internacional e um grande embaixador bem-humorado e informal do esporte. Representou os EUA em olimpíadas por 20 anos em competições de natação e ganhou trocentas medalhas de ouro. Também apareceu em mais de duas dezenas de filmes feitos para o cinema. Tem até estátua em Waikiki.
  

 

Duke's Canoe Club 1Duke's Canoe Club 9Walk along Kalakaua - Duke

 

O melhor hambúrguer de Oahu era o de uma pequena cadeia local chamada Kua’Aina Sandwiches. Os sanduíches servidos são imensos e acompanhados de generosas porções de batata-frita ou cebolas fritas.

 

Kua'Aina SandwichesKua'Aina Sandwiches 2Kua'Aina Sandwiches 3Kua'Aina Sandwiches 4Kua'Aina Sandwiches 10

 

O lugar mais caro que fomos foi o Oceanarium Restaurant (http://www.pacificbeachhotel.com/Content.aspx?path=/Dining/OceanariumRestaurant), localizado na frente da praia de Waikiki, dentro do hotel 5 estrelas Pacific Beach. Era um buffet de frutos do mar de alta qualidade, e as mesas ficavam em torno de um gigantesco aquário com criaturas marinhas coloridas de todos os tipos. Por isso o preço tão alto: US $ 45 por cabeça. Doeu muito no meu bolso porque fui pensando que meu cupom de 50% de desconto valia para o jantar. Ledo engano. Mas valeu à pena. Comemos até virar os óinhos para amortizar o investimento.

 

Oceanarium 10Oceanarium 11Oceanarium 12Oceanarium 13Oceanarium 2Oceanarium 8Oceanarium - May Thai

 

O último restaurante local notável que visitamos foi o Pinky’s Pupu Bar & Grill. Fomos muito bem servidos. Lá comemos a famosa delícia da culinária hawaiana: o Kalua Pig (carne de porco defumada, assada com repolho). Foi aqui também que descobrimos o sabor incrível do peixe Mahi-Mahi. Yammy! A mesa com vista para o rio ao lado fechava a atmosfera havaiana do lugar. 

 

Pinky'sPinky's 2Pinky's 7Pinky's 10Pinky's 11Pinky's 12Pinky's 13Pinky's 14

 

Agora as praias. “Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá”. Impressionante a limpeza em geral das praias, mesmo as urbanas. A coisa só pega por lá quando chove muito e os canais (surpreendentemente limpos, se comparados aos latinoamericanos) transbordam nas praias. Ouvi falar que em 2006, durante o verão, choveu por 40 dias direto… Imagine o dano que isso poderia causar as férias de alguém azarado… Voltando ao assunto, existem vários fatores que contribuem para o asseio das praias. Um é a excelente política ambientalista do estado. Outro é que o americano em geral é educado e não joga lixo nas praias. A infra-estrutura de todas (com exceção das praias mais remotas) inclui um monte de lixeiras estrategicamente colocadas, banheiros decentes (alguns possuíam vestiários), bebedouros e chuveiros ao ar livre. Toda a ilha é muito bem cuidada. Provavelmente porque a governadora do Estado é uma mulher… (Hillary Clinton para presidente, u-hu!).

 

Infrastructure - Feet WashingInfrastructure - Public FountainInfrastructure - Public WateringKahana Bay 85Kailua Beach Park 37Waikiki Beach 21 Waikiki Beach 33

 

A fauna havaiana é bem abusada e é estranho ver animais silvestres exóticos chegando tão perto de humanos. Não existem cobras na ilha e o governo local tem um cuidado enorme para que fique dessa maneira, já que GUAM perdeu quase toda sua população de pássaros devida à entrada inadvertida de uma espécie de serpente. Esta restrição é a cereja do sundae para viagens com a família, já que a maioria das sogras vão ser barradas no aeroporto. Falando nisso, mesmo animais domésticos como cães e gatos (difíceis de encontrar na ilha) precisam ficar de quarentena por dias antes de entrar no Estado. Os mosquitos e moscas (com exceção das infernalmente pentelhas de Hale’iwa) são poucos freqüentes. Baratas são raras, o que é surpreendente para uma cidade com trocentos restaurantes chineses por metro quadrado, mas quando aparecem são do tamanho de uma Monster Truck, com aquele visual crocante-envernizado. Segundo os locais, a grande população de lagartixas ajuda. Legal o meu encontro solitário com o leão-marinho durante uma de minhas caminhadas em busca de um site da série de TV LOST. Eu quase tropecei na criatura que estava dormindo em uma praia deserta. Também me lembrou que preciso perder peso urgente… Você também vê tanta tartaruga marinha, tanto na terra quanto nadando pertinho da arrebentação, que chega ao ponto de perder o interesse.

 

Oahu's Animal Life - BirdsOahu's Animal Life - Brazilian Cardinal  2Oahu's Animal Life - GeikoOahu's Animal Life - Lithobius Forficatus 1Oahu's Animal Life - Monk Seal 1Oahu's Animal Life - Monk Seal 5Papa'iloa Beach 5Turtle Beach 6Turtle Beach 8

 

Snorkeling é uma viagem à parte. Ô terrinha boa para namorar o fundo do oceano. O visual é tão espetacular, que parece que você está drogado e alucinando. Não que eu tenha experimentado drogas na juventude: é só uma metáfora. Eu coloquei uma vez um cigarro de maconha na boca quando tinha 14 mas, como o ex-presidente Clinton, eu não traguei. O fato é que a experiência de mergulhar e ver aquela quantidade de vida marinha é surreal. As crianças adoraram. A regra básica é “Look, but don’t touch”. Os lugares mais legais (e acessíveis) para fazer snorkeling de classe mundial foram a Hanauma Bay (http://www.co.honolulu.hi.us/parks/facility/hanaumabay/welcome.htm) e Shark’s Cove. Pena que uma câmera submarina custa uma fortuna…

 

Hanauma Bay 12Hanauma Bay 32Hanauma Bay 40Hanauma Bay 62HD Shark's Cove 9Shark's Cove 10Shark's Cove 6HD Hanauma Bay 37 

 

As praias mais bonitas de Oahu ficam em quatro áreas distintas: North Shore; Windward; Wai’anae; e o litoral de Honolulu, local da vida noturna da ilha. North Shore é a região onde no Inverno as famosas ondas (“surf”) havaianas dão as caras. Difícil acreditar que “piscinas naturais” se tornem palco daqueles monstros em apenas duas estações. Eu conseguir pelo menos pegar uma maiorzinha durante essa viagem em um lugar chamado “Jaws”, em Maui. Eu ainda estava meio “branquelo”, não bronzeado, por que foi no início das férias. Veja o vídeo que a Claudia fez aqui:

                                     


Apesar das lindas praias, Wai’anae é uma decepção em função da quantidade de homeless (Mendigos? Ciganos? Vagabundos?) que ocupam as praias e as redondezas. Não há muitas crianças no meio desse povo. Chega realmente a meter medo, pois eles têm caras de poucos amigos e alguns até de bandidos (mesmo as mulheres). Alguns locais consideram o lugar mais perigoso da ilha por causa da possibilidade de furtos. Entendam que ser homeless nos EUA é, na maioria das vezes, uma questão de opção: esse país fornece todo o instrumental necessário para que você cresça e prospere, especialmente educação básica gratuita. Claro que existem doentes mentais, drogados e ex-veteranos de guerra. Mas o governo trabalha duro para fornecer abrigos, dar comida e, principalmente, ferramentas para um recomeço. No caso de Oahu, por exemplo, um abrigo recém-inaugurado com uma grande infra-estrutura para receber homeless está às moscas. Por que? Porque eles podem ter acesso a tudo, mas necessitam seguir regras… E eles não querem segui-las. Triste, não? Eles precisavam viajar para qualquer país da América Latina e experimentar, de fato, o que é miséria…

 

Yokohama Bay 11Yokohama Bay 2Yokohama Bay 8HD Yokohama Bay

 

Visitamos todos os lugares mais notáveis da ilha de Oahu. Seguem os destaques. Diamond Head – O “Pão-de-Açucar” de Oahu: visita obrigatória e o maior símbolo da ilha. Depois de uma subida espartana de uma hora até o topo desse vulcão extinto, a grande recompensa era o visual de Honolulu na beira da cratera. Pena que, quando eu fui, uma mulher de trinta e poucos anos desmaiou na subida e teve um ataque cardíaco. Os paramédicos chegaram, mas o helicóptero não conseguiu içá-la porque o vento estava muito forte. Não tenho certeza, mas pelo que eu vi não deu para ela. A trilha foi construída em 1908 por engenheiros americanos com a finalidade de instalar morteiros para proteção da ilha, durante a primeira guerra mundial. As armas da base militar acabaram nunca sendo utilizadas. Futuras erupções podem acontecer em Oahu? Os Geólogos americanos dizem que sim!

 

View from Diamond Head 8Diamond Head 15Diamond Head 24Diamond Head 25Diamond Head 6HD View from Diamond Head 1HD View from Diamond HeadDiamond Head 43 

 

Waikiki – Definitivamente a praia urbana mais linda do mundo e mais limpa também! Como se pode ter águas cristalinas e areia branca e fofa com tantos prédios e gente em volta?

 

Waikiki Beach 13Waikiki Beach 16Waikiki Beach 18Waikiki Beach 24Waikiki Beach 27Waikiki Beach 28Waikiki Beach 9

 

Halona Beach – Palco daquela famosa cena da traição na praia do filme clássico “A um passo da eternidade” (From Here to Eternity, 1953), sobre o ataque Japonês em Pearl Harbor. Para época, era praticamente uma cena forte de sexo explícito.

 

Halona Beach 1Halona Beach 9Halona Beach 50HD Halona Beach 2HD Halona Beach 42Halona Beach 53

 

Ka’Iwi Look out – O visual do mirante era um espetáculo. Chato foi agüentar uma de minhas filhas reclamando a subida a pé de 45 minutos até o topo: “tô cansada”, “quero água”, “podemos dar uma paradinha”, “falta muito papai Smurf?”…

 

Ka'Iwi LookoutHD Ka'Iwi Lookout 3HD Ka'Iwi LookoutKa'Iwi Lookout 11Ka'Iwi Lookout 20Ka'Iwi Lookout 26Ka'Iwi Lookout 48 

 

Kealia Beach – Outro site onde foram filmadas cenas de LOST, facilmente reconhecida em vários episódios. Ventava para caramba. O mar estava agitado (nessa época do ano costuma ser um espelho) por causa do furacão Flossie que estava bem próximo do arquipélago. Era o nosso último dia em Oahu e, no dia seguinte, o furacão passou pertinho da Big Island. Segundo os locais o furacão não acertou com tudo o arquipélago porque ficou constrangido por ter um nome tão ridículo….

 

Kealia Beach - LOST Site 11Kealia Beach - LOST Site 2Kealia Beach - LOST Site 4Kealia Beach - LOST Site 9 

 

Lanikai Beach – Se o Hawaii é o paraíso na Terra, essa deve ser a praia freqüentada pelo HOMEM. Bom lugar para morrer. As duas fotos que tirei de um casamento na praia foram aqui. Novinha esperta…

Hawaii Marriage 1Hawaii MarriageLanikai Beach 11Lanikai Beach 18Lanikai BeachHD Lanikai Beach 6 

 

Papa’iloa Beach – Esta praia hospedou a maior parte das cenas de LOST. Consegui tirar fotos de alguns props recém instalados pela equipe de produção para as filmagens da nova season.

 

HD Papa'iloa BeachPapa'iloa Beach - LOST Site 2Papa'iloa Beach - LOST Site 3Papa'iloa Beach - LOST Site 4Papa'iloa Beach - LOST SitePapa'iloa Beach 10 

 

Wainea Bay – Legal demais ver os loucos pulando de uma pedra muito alta em direção ao ponto da praia com aproximadamente 1,5 m de profundidade… Mas legal ainda escutar o barulho acachapante das barrigadas na água… Não dá para acreditar pelas fotos, mas no inverno as ondas chegam a 8 metros aqui.

 

HD Waimea Bay 1Waimea Bay 14HD Waimea Bay 

 

Valley of the Temples – Um lugar bacana para morar em Oahu. O ambiente exala serenidade. A vizinhança é bastante calma e quase não incomoda. Tem uma vista espetacular para o além. A maior atração desse cemitério onde você tem que pagar US $ 5 para entrar é a repica de um templo budista de 950 anos que fica no Japão, um verdadeiro cartão postal. Pena que quando chegamos para visitá-lo estava chovendo.

 

HD Valley of the Temples  1HD Valley of the Temples 1Valley of the Temples 1Valley of the Temples 18Valley of the Temples 20Valley of the Temples 27Valley of the Temples 29Valley of the Temples 8

Fotos: http://www.flickr.com/gp/14007031@N04/Rpvt6K
É isso.

Advertisements
This entry was posted in Estados Unidos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s