Maio de 2007 – Cusco, Perú

 
Desgraçadamente, o povo peruano combina com a sua capital. Digamos que o Peru não é uma sucursal da agencia Elite. A exceção são as crianças. Tem tanta, mas tanta gente feia por metro quadrado que eu me senti bem à vontade… Em compensação, são todos muito gentis, educados e prestativos. É sem dúvida o povo mais “nice” da América Latina (quem acha que é o brasileiro, não visitou Curitiba ou Porto Alegre).

 

Cusco People 8Cusco People 9Cusco People 4 HDCusco People 13Cusco People 10Cusco People 2 HDCusco People 3 HDCusco People 5 HD

 

Não existe transporte público no Peru, apenas uma frota caótica moto-taxis improvisados e peruas velhas particulares que se aproximam muito de uma visão socialista de um táxi. Interessante tentar descobrir como cabe tanta gente dentro de uma única Kombi. O legal é ver que o trânsito funciona a despeito da quantidade de vans e carros. O americano que foi comigo à Lima uma vez disse-me que o jeito de guiar no Peru é algo como “quem for mais macho tem a preferência”.

 

DSC00363HD - Peru - TaxiPeru - Public Transportation 1Peru - Public Transportation 2

 

A cozinha Peruana é uma agradável surpresa. Realmente de qualidade internacional. Todo prato tem aquele sabor único ao paladar, tipo “uau!”. Não tinha idéia. Os destaques são o lomo saltado (tiras de filé mignon cozidas em um molho de tomate fresco e cebolas meio-cozidas), o tacu-tacu (feijão preto com arroz misturado, como no nordestino “baião-de-dois”, só que muito mais refinado por causa da “liga” que eles usam para unir os dois) e para os amantes de comida japonesa, o famoso e ímpar “ceviche” (frutos do mar temperados e cozidos no limão – o segredo é a mistura perfeita). Também existe o “cuyo”, cobaia (guinea pig) assada, que todos consideram uma iguaria rara e muito cara, mas não tive disposição de experimentar. Já basta ter encarado uma vida de toucinho cabeludo no feijão da minha mãe.

 

Food - Lomo SaltadoPeru - Food 2Peru - Food 3Cusco - Mercado Municipal 9Food - Ceviche

 

Falemos de Cusco. Ela era a capital do império Inca, que se estendia por boa parte da América Latina. Depois que os espanhóis fizeram o seu estrago, derrubaram todas as estátuas e obras “pagãs” e derreteram artefatos de valor arqueológico incalculável para mandar ouro para a Coroa, eles construíram uma quantidade absurda de igrejas católicas na cidade, em cima das bases de origem Inca. Curioso é que, em todos os terremotos de certa magnitude que ocorreram no Peru ao longo dos anos, tudo caía, exceto os pilares e bases construídas pelos Incas. Falo disso no próximo post. Não percam os próximos capítulos… Não deu para tirar fotos de dentro das Igrejas porque é proibido. Mas as fotos não fazem justiça à beleza delas.

 

Cusco - Plaza de Armas 16Cusco - Plaza de Armas 5Cusco - Santa Clara 4Cusco - Templo San Pedro 1Cusco - Templo San PedroCusco Cathedral 2Cusco 23Cusco Cathedral 4Cusco Cathedral 8

 

A altitude é um problema: Cusco fica a 3,300m. Pensei que era coisa de viadinho, mas fiquei com uma dor de cabeça infernal por mais de 30 horas, desde minha chegada à cidade. O pessoal do hotel (staff nativo) me disse para não tomar nada e esperar o corpo se “acostumar”, mas depois de falar com uns americanos que tomaram uma “pílula mágica” e resolveram o problema deles, acho que aqueles caras do hotel estavam de sacanagem comigo. De qualquer forma, eu vi dois hospedes pedindo tanque de oxigênio portátil para dormir. Sua altitude e localização também faz de Cusco o maior pesadelo feito de raios ultra-violeta do planeta.

 

Outra coisa legal da altitude foi pousar e decolar dentro de um jato comercial no aeroporto de Cusco. Por causa da quantidade de viagens que faço, já estou acostumado a quase tudo, mas nada foi comparável as manobras naquela altitude. Como não há a quantidade de ar normal para o efeito “lift”, a pista é bem compridona e subida acontece nos últimos segundos. Depois o avião sobre beeeem devagar. Como Cusco esta incrustada nas montanhas fica bem emocionante, à medida que as montanhas vão chegando perto. Similar a decolar do Santos Dumont, no Rio. Já a descida parece uma queda livre do 6º andar de um prédio.

 

Cusco - Aereal View 1Cusco - Aereal View 3Cusco - Aereal View 4Cusco - Aereal View 7

 

Com uma população de 300 mil pessoas, Cusco é uma cidade turística por excelência, com gente de todo o mundo circulando pelas ruas. Os preços são exagerados e a limpeza não é lá aquelas coisas. Não chega a ser como os bairros de zona norte do Rio, que parecem o banheiro do Maracanã após 30 finais Vasco x Flamengo seguidas, mas é em alguns pontos é suja. Contudo, a despeito da sujeira, a cidade definitivamente tem o seu charme e vale a pena visitá-la.

 

Cusco 1Cusco 12Cusco 15Cusco 21Cusco 22Cusco 3

 

Os nativos parecem extremamente pobres e é intrigante pensar para onde vai todo a montanha de dinheiro arrecadada com turismo. O governo deveria dar uma vida mais digna para aquela gente. Um pensamento mais maquiavélico me fez pensar que talvez toda aquela pobreza seja proposital, para fins turísticos…

 

Cusco People 1 HDCusco People 11Cusco People 12Cusco People 7 HD

 

O mercado municipal de Cusco é uma atração à parte. Colorido, movimentado, barulhento e sempre surpreendente. Nele você encontra desde tapeçarias, bijoux, roupas e lembranças peruanas à preços camaradas, até comida prá lá de exótica, como mandibulas de lhama. Aliás, todas as carnes e queijos à venda ficam expostas sem qualquer cuidado especial e mesmo assim um monte de peruanos as compram. As frutas são frescas e diversas e os sucos são baratos e muitos gostosos.

 

Cusco - Mercado Municipal 1Cusco - Mercado Municipal 11Cusco - Mercado Municipal 14Cusco - Mercado Municipal 12Cusco - Mercado Municipal 19Cusco - Mercado Municipal 15Cusco - Mercado Municipal 21Cusco - Mercado Municipal 3Cusco - Mercado Municipal 7

 

Quadros em alta resolução de minha viagem:

http://www.flickr.com/gp/14007031@N04/9p507M

Para visualizá-las é necessário um cadastro no yahoo.com ou yahoo.com.br

 

É isso.

Advertisements
This entry was posted in América Latina. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s