Janeiro de 2006 – Buenos Aires, Argentina

 

Com exceção do Aeroporto – pequeno, burocratico e com pessima infra-estrutura – e do metro – velho e muito sujo – Buenos Aires é linda. A limpeza (para os padroes de uma megalopole), os predios antigos, a seguranca, a amabilidade dos Argentinos, os lugares para caminhar (mesmo à noite), as livrarias, a comida, os shows, as compras com dolar 1:3 e uma quantidade impressionante de cafés, fazem da cidade um programa imperdível, especialmente para casais. 

 

Cidade 1Cidade 10Cidade 11Cidade 15Cidade 2Cidade 8

 

Os argentinos se vestem muito bem, são cultos, educados e bacanas com brasileiros, mesmo quando o assunto é futebol: eles nos admiram e respeitam, comportamento esse que não é recíproco. As chicas em geral são bonitas e os caras… bom, são Argentinos. Tem gosto para tudo.

 

Nao se ve negros ou mulatos em Buenos Aires. Sentí-me um E.T. Provavelmente isso é resultado da decisão argentina de mandar todos para lutar na Guerra do Paraguai, décadas atrás…

 

A quantidade de taxi nas ruas do centro da cidade impressiona e o transito as vezes e’ caotico, especialmente pela manhã. E olha que vários nativos me disseram que em Janeiro tudo é muito "tranquilo", por causa das férias. 

 

Os destaques da culinaria são, obviamente, a carne (com destaque para o bife de chorizo), os alfajores (Havana), os potes de doce de leite (dulce de leche) e as empanadas (como um pastel chines, só que muito melhor).

 

Cabana Las Lilas - Food 3Food - Alfajores HavannaFood - Alfajores Havanna 1Food - EmpanadasFood - Dulce de Leche

 

O café é sempre muito bom, onde quer que voce vá. Além de lanches e acompanhamentos para o seu cafézinho da manhã ou da tarde, você encontra doces, sorvetes (só comparáveis aos britanicos) e croissants ("media lunas"). Aliás a quantidade de pequenos cafés que existem na cidade de Buenos Aires é intrigante.

 

Cafe 5Cafe 6Cafe 7Cafe 8Food - MediaLunas

 

 

Tive a oportunidade de conferir vários restaurantes: comi uma paella em um restaurante espanhol especializado em paella (El Globo); e visitei uma casa de parillas chamada Rancho Mayo, onde comi uma das melhores carnes de gado de minha vida: um bife de chorizo especial com ensalada; e um lomo bem passado (tipo file mignon).

 

Restaurante GloboRancho Mayo 1Rancho Mayo 2Rancho Mayo 3

 

O tango na rua é muito legal, feito para turistas, mas mesmo assim fantastico. Melhor ainda são as casas de show, nas quais os espetaculos sao mais estilizados e bem produzidos. Realmente imperdivel. Eu assisti o meu show no Cafe Tortoni (http://www.cafetortoni.com.ar/), um local tradicional da cidade desde 1858 e ponto de encontro de políticos e intelectuais. No nível da rua é um café com uma decoração ímpar. No subsolo o show de Tango acontece quase todas as noites.

 

Cafe TortoniTango de Rua

 

Construído na década de 30 por um arquiteto de nome muito estranho, Prebish, o Obelisco é um dos símbolos famosos de Buenos Aires. Ele comemora o primeiro lugar onde se hasteou a bandeira Argentina. Por baixo passam vários túneis pertencentes ao sistema de metrô portenho.

 

Obelisco 5Obelisco 1

 

Para as compras, com a vantagem do cambio, é muito em conta adquirir jaquetas de couro (vaca e ovelha – as melhores), perfumes e livros. Alías uma das maiores vantagens de morar aqui nos EUA é o poder de compra do dólar exceto, é claro, na Europa.

 

Puerto Madero (http://www.puertomadero.com/) é um caso a parte. Muito inteligente da parte do governo Menem: tranformar um antigo porto comercial abandonado em um centro turistico, ao longo de parte da orla do Rio da Prata. Tem uma quantidade infindavel de restaurantes, gelaterias e cafes. Devo admitir que tem um climão de romance tambem. Aparentemente a região esta crescendo, atraindo escritórios de grandes conglomerados multinacionais e tambem criando uma área residencial nobre da cidade.

 

Puerto Madero 20Puerto Madero 12Puerto Madero 24Puerto Madero 14Puerto Madero 16Puerto Madero 19Puerto Madero 28Puerto Madero 4 

 

Todas as fotos que tirei durante a viagem em alta resolução:

http://www.flickr.com/gp/14007031@N04/X44N3H

Para visualizá-las é necessário um cadastro no yahoo.com ou yahoo.com.br

 

Como estava lá trabalhando, não deu para fazer turismo de verdade. Logo, não tenho informações "históricas" bacanas para contar sobre as fotos, o que é uma pena… Fica para a próxima vez que eu voltar à Argentina com mais tempo.

 

Proxima parada na América Latina, Venezuela. Caraca!

 

É isso…

 

Advertisements
This entry was posted in América Latina. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s